Passada a batalha inicial, em que todos se
uniram para enfrentar a reação do grande público e dos intelectuais
conservadores, formaram-se vários grupos que partiram em busca do que
procuravam.
Segundo Domício Proença Filho (Estilos de Época na Literatura), os grupos modernistas surgidos após a Semana podem assim ser relacionados:
Alguns, escritores, como Manuel Bandeira, não se filiaram a nenhum grupo. Por outro lado, um mesmo autor figura ora em uma corrente ora em outra. Era uma época de busca e ampliação de caminhos.
Segundo Domício Proença Filho (Estilos de Época na Literatura), os grupos modernistas surgidos após a Semana podem assim ser relacionados:
- Corrente Dinamista - Rio de Janeiro
Características: preocupação com o progresso material, a técnica do mundo moderno, o movimento e a velocidade.
Representantes principais: Graça Aranha, Ronald de Carvalho, Guilherme de Almeida, Renato de Almeida, Álvaro Moreira, Villa-Lobos, Agripino Grieco.
Livro-síntese das teorias: Velocidade, de Renato de Almeida.
- Corrente Primitivista - São Paulo
Características: preocupação com motivos primitivos nacionais.
Representantes principais: Oswald de Andrade, Raul Bopp, Antônio de Alcântara Machado.
Síntese das teorias: Revista Antropofagia e Manifesto Pau Brasil.
- Corrente Nacionalista - São Paulo
Características: preocupação com a "nacionalização" da literatura através de motivos brasileiros, folclóricos, indígenas, nativos, americanos, anti-europeísmo. Aglutina várias correntes: a do Movimento Verde-Amarelo (1926), a do Movimento da Anta (1927), a do Movimento da Bandeira (1936).
Representantes principais: Oswald de Andrade, Raul Bopp, Guilherme de Almeida, Carriano Ricardo, Menotti del Picchia, Cândido Motta Filho.
Síntese das teorias: Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta.
- Corrente Espiritualista - Rio de Janeiro
Características: manutenção da herança simbolista, defesa da tradição, do mistério, conciliação do passado e futuro, universalidade de temas.
Representantes principais: Tasso da Silveira, Andrade Muricy, Augusto Frederico Schmidt, Murilo Araújo, Barreto Filho, Adelino Magalhães e, mais tarde, Cecília Meireles e Murilo Mendes.
Síntese das teorias: Revista Festa.
- Corrente Desvairista - Descentralizada
Características: liberdade da pesquisa estética, renovação da poesia, criação da língua nacional.
Representantes principais: Mário de Andrade.
Síntese das teorias: Prefácio Interessantíssimo, de Mário de Andrade, do livro de poemas Paulicéia Desvairada.
- Corrente do sentimentalismo intimista e esteticista
Representantes principais: Ribeiro Couto, Guilherme de Almeida.
Alguns, escritores, como Manuel Bandeira, não se filiaram a nenhum grupo. Por outro lado, um mesmo autor figura ora em uma corrente ora em outra. Era uma época de busca e ampliação de caminhos.
Bom o seu trabalho, Maria Eduarda Oliveira. Você está sistematizando tudo muito bem no seu blog. O Modernismo merece a sua dedicação, com boa orientação pedagógica. Infelizmente não há o registro da presença muito original de Ascenso Ferreira com o seu livro CATIMBÓ (Recife, PE, 1927).
ResponderExcluirMuito Obrigado, fico muito feliz com seu comentário.De fato faz-se crucial atenção a este período literário relevante da história brasileira. Aprecio a dica ,com certeza o registro de artistas nordestinos só irá enriquecer o conteúdo, e como tenho o objetivo de expor mais obras referentes a nossa literatura CATIMBÓ sem dúvida será pautada nestas publicações.
ResponderExcluir