Nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do
século XX, o Brasil também viveu sua bélle époque. Nesse período nossa
literatura caracterizou-se pela ausência de uma única diretriz. Houve, isso
sim, um sincretismo estético, um entrecruzar de várias correntes
artístico-literárias. O país vivia na época uma constante tensão.
Nesse contexto, alguns autores refletiam o
inconformismo diante de uma realidade sócio-cultural injusta e já apontavam
para a irrupção iminente do movimento modernista. Por outro lado, muitas obras
ainda mostravam a influência das escolas passadas:
realista/naturalista/parnasiana e simbolista. Essa dicotomia de tendências, uma
renovadora e outra conservadora, gerou não só tensão, mas sobretudo um clima
rico e fecundo, que Alceu Amoroso Lima chamou de Pré-Modernismo.
Nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do
século XX, o Brasil também viveu sua bélle époque. Nesse período nossa
literatura caracterizou-se pela ausência de uma única diretriz. Houve, isso
sim, um sincretismo estético, um entrecruzar de várias correntes
artístico-literárias. O país vivia na época uma constante tensão.
Nesse contexto, alguns autores refletiam o
inconformismo diante de uma realidade sócio-cultural injusta e já apontavam
para a irrupção iminente do movimento modernista. Por outro lado, muitas obras
ainda mostravam a influência das escolas passadas:
realista/naturalista/parnasiana e simbolista. Essa dicotomia de tendências, uma
renovadora e outra conservadora, gerou não só tensão, mas sobretudo um clima
rico e fecundo, que Alceu Amoroso Lima chamou de Pré-Modernismo.
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