sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Principais pintores do Modernismo Brasileiro

Tarsila do Amaral (1886 - 1973)

Tarsila do Amaral, nasceu em São Paulo. Foi uma das principais figuras do Movimento Modernista Brasileiro, mas não participou da 'Semana de Arte Moderna de 1922', estava na Europa estudando.
Fez parte do 'Grupo dos Cinco' do qual fazia parte, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Pichia, Anita Malfatti.

Quadro 'Abaporu'
Quadro 'Antropofagia'
                                        

 
Tarsila foi a criadora do movimento 'Pau-Brasil' e 'Antropofágico', movimento que clamava por uma estética de cunho Nacionalista nas tendências que os brasileiros incorporavam dos movimentos artísticos vindos da Europa.
Sua obra foi marcada por cores vivas e alegres, técnica do cubismo, abordagem de temas sociais, do cotidiano e paísagens do Brasil.

Quadro 'Operários'
                                                
 


        Quadro 'Religião Brasileira'
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Di Cavalcanti (1897/1976)

Di Cavalcante Nasceu no Rio de janeiro, foi pintor, ilustrador e caricaturista, desenhista de jóias, tapetes e painéis. 'A Semana de Arte Moderna de 1922' foi idéia sua.

Quadro 'Cinco Moças de Guaratinguetá'
 
 

                                                          
Seus temas favoritos foram os temas nacionais e populares, como favelas, operários, soldados, marinheiros, figuras de belas negras e festas populares. Sua arte tem uma abordagem sensual e tropical.

Quadro 'Mulata de Vestido Verde'

                                                                        
    
                                                               
                       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ao longo de sua carreira recebeu muitos prêmios importantes como o de 'melhor pintor brasileiro' na bienal de São Paulo de 1953 e uma medalha de ouro por sua exposição na França, entre tantos outros prêmios.
Os amigos que tiveram o privilégio de conviver com Di Cavalcante, dizem que ele era um boêmio e romântico que teve incontáveis mulheres. A vida para Di Cavalcante era uma constante alegria e celebração.
Quadro 'Mulheres, Flores e Araras'

                                         
Quadro 'Baile Popular'

 
 
 
Cândido Portinari (1903/1962)

Cândido Portinari era filho de imigrantes Italianos, nasceu em São Paulo numa fazenda de café, Santa Rosa.
Mesmo sendo de familia muito humilde, e cursado apenas o primário, seu dom artístico foi manifestado na infância, aos 6 anos de idade.
Aos nove anos participou dos trabalhos de restauração da igreja de Brodowski, ajudando os pintores Italianos, mais tarde desenhou o retrato de Carlos Gomes.
Aos 15 anos viajou para São Paulo para estudar no Liceu de Artes e Ofícios onde se matriculou na Escola Nacional de Belas Artes para estudar desenho e pintura.
Daí em diante foi uma trajetória de sucesso, prêmios e viagens ao estrangeiro.

Quadro 'Favela'                                                                    

                                                                                         
 
 
Quadro 'Menino com Pião'
                                                                                  

Cândido Portinari pintou cerca de cinco mil obras, que vão desde de pequenos esboços a gigantescos murais. Nenhum pintor brasileiro alcançou mais projeção internacional do que Portinari.

Quadro 'Os Retirantes'
 

 Anita Malfatti

 
Um dos períodos de maior produção artística de Anita Malfatti foi durante sua estadia nos Estados Unidos, quando a artista se isolou numa ilha de pescadores na Costa do Maine chamada Monhegan Island (nome que serve de subtítulo a um dos quadros da época: Rochedos
 
 
Anita passava os dias pintando ao ar livre, e ao anoitecer ouvia as aulas inspiradas de Homer Boss. Nesse ambiente de liberdade e inspiração, a artista explorou as influências expressionistas adquiridas durante seu aprendizado anterior na Alemanha. Em obras como A Ventania e A Onda, a paisagem local é representada como uma força selvagem, agressiva e dinâmica, e o uso da deformação expressa certa inquietação do olhar humano diante da natureza.
 
 

 

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